Print this pageEventos REALIZADOS

 

As Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas (JPEE) têm sido organizadas desde 1982 pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE), o Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE) e a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES). As Jornadas, com a periodicidade de 8 anos, têm contribuído muito significativamente para o intercâmbio de experiências e informação no domínio da engenharia de estruturas.

As JPEE2022 que decorreram no LNEC, entre 9 e 11 de novembro de 2022, contaram com a presença de 260 participantes e foram constituídas por sessões plenárias e sessões paralelas. As sessões plenárias incluíram seis conferências por especialistas nacionais e estrangeiros, centradas nos temas do evento e de âmbito relevante nos domínios de atividade das três associações, e duas sessões especiais dedicadas a duas pontes suspensas – a Ponte 25 de Abril e a Ponte 516 Arouca. Nas sessões paralelas foram apresentadas cerca de 160 comunicações selecionadas.

Este evento incluiu ainda uma sessão plenária dedicada à cerimónia de entrega de prémios nacionais de engenharia de estruturas: o Prémio Ferry Borges, promovido pela APEE; a Medalha de Mérito e o Prémio Jovens Mestres, organizados pelo GPBE; e o Prémio Carlos Sousa Oliveira atribuído pela SPES.

Consulte o programa detalhado das JPEE2022 aqui.

 

   

O Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020, organizado conjuntamente pela Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE) e pelo Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE), teve lugar de 3 a 5 de novembro de 2021, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Devido à pandemia COVID-19, o Congresso, inicialmente agendado para novembro de 2020, foi adiado por um ano, de forma a permitir a sua realização presencial.

Este Congresso surge na continuidade dos Encontros Nacionais de Betão Estrutural, promovidos bienalmente pelo GPBE desde 1986, e dos Encontros Nacionais sobre Conservação e Reabilitação de Estruturas, organizados pela APEE em 2000 e 2010.

Contou com a presença de 280 participantes, tendo incluído no seu programa sessões plenárias, com a apresentação de 4 palestras e de 3 obras de especial relevância, bem como 24 sessões paralelas, durante as quais foram apresentadas 148 comunicações. O programa do Congresso incluiu também uma visita técnica às obras de reabilitação do antigo edifício da AEG, em Lisboa.

O Congresso contou com uma exposição técnica, que permitiu o contacto com novos equipamentos, projetos e realizações, fruto da adesão de diversas entidades que patrocinaram o Congresso.

Este evento incluiu ainda uma sessão plenária dedicada à cerimónia de entrega de prestigiados prémios nacionais de engenharia de estruturas: o Prémio Ferry Borges, promovido pela APEE, o Prémio Jovens Mestres, organizado pelo GPBE, bem como a Medalha de Mérito do GPBE.

A organização do Congresso beneficiou do apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Arquitectos.

Consulte o programa final do Congresso aqui.

Faça o download das atas aqui.

   

O IABSE Symposium “Towards a Resilient Built Environment. Risk and Asset Management” realizou-se nos dias 27 a 29 de março de 2019, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Organizado pela APEE, grupo português da IABSE, em colaboração com a Universidade do Minho e do ISISE, o simpósio teve como objetivo constituir um fórum internacional para o debate sobre assuntos como a sustentabilidade do ambiente construído, a avaliação de risco e a gestão de infraestruturas.

O simpósio contou com mais de 350 participantes, tendo o seu programa técnico incluído 6 palestras convidadas e 38 sessões paralelas para apresentação de 230 comunicações, selecionadas pela Comissão Científica a partir de mais de 400 resumos submetidos, que se dividiram pelos cinco tópicos previamente escolhidos:

- Novel Management Tools for the Built Environment (10%);

- Lifecycle Quality Control of new and existing Infrastructures (35%);

- Advanced Frameworks for a Sustainable Built Environment (12%);

- Risk Analysis Procedures, from Theory to Practice (20%);

- Future trends in Structural Engineering (23%).

O simpósio incluiu também um programa social, que compreendeu uma receção no Paço dos Duques de Bragança, um cocktail no Museu Alberto Sampaio e um banquete no MIT Penha, bem como uma visita técnica às pontes do Porto.

Consulte o programa final do Symposium aqui.

 

A Conferência APEE 2018, em que estiveram presentes cerca de 200 participantes, incluiu a comemoração dos 50 anos da APEE e a entrega dos prémios da 9ª Edição do Prémio Ferry Borges.O programa da sessão pode ser consultado aqui.

Veja as fotografias da Confererência.

 

   

As JPEE2014 foram organizadas em torno de quatro temas gerais, englobando aspetos comuns às diferentes áreas de interesse nos domínios de atividade da APEE, do GPBE e da SPES:

- TEMA 1

Conceção e dimensionamento de estruturas;

- TEMA 2

Desempenho e sustentabilidade de materiais e estruturas;

- TEMA 3

Análise e mitigação do risco sísmico;

- TEMA 4

Realizações, inovação e gestão de infraestruturas.

 

Durante estas Jornadas, em que foram apresentadas 247 comunicações e estiveram presentes 355 participantes, realizou-se uma sessão dedicada a homenagear o Engo Júlio Ferry Borges, em que foram entregues os prémios relativos à 8ª Edição do Prémio Ferry Borges.

A organização esteve a cargo do LNEC, da APEE, do GPBE e da SPES.

 

   

No Encontro Nacional sobre "Conservação e Reabilitação de Estruturas", realizado em 2010, foram apresentadas cerca de 100 comunicações e estiveram presentes cerca de 330 participantes.

Antecedendo o início do Encontro, foi organizado o curso avançado sobre “Reabilitação Sísmica de Edifícios" que contou com a presença de 51 participantes.

Durante o Encontro, e numa sessão específica para o efeito, foram entregues os prémios relativos à 7ª Edição do Prémio Ferry Borges.

A organização esteve a cargo da APEE, do LNEC e da Ordem dos Engenheiros e teve a colaboração da Ordem dos Arquitectos.

 
 
   

Encontro nacional especialmente dedicado à divulgação e ponto da situação dos novos Eurocódigos Estruturais.

Simultaneamente ocorreu a sessão comemorativa dos 40 anos da APEE e a 6ª Edição do Prémio Ferry Borges.

   

O 5º evento da IABSE em Portugal teve como tema "Structures and Extreme Events".

Comemoração dos 250 anos do sismo e tsunami de 1755.

Foram considerados os seguintes eventos extremos:

– Naturais (sismos, tsunamis, ciclones, cheias, etc.)

– Acidentes (Fogo, explosão, choques, etc.)

– Acção do homem (terrorismo)

 

Estiveram presentes 500 participantes de diversos países e foram apresentadas 155 comunicações.

 

   

No congresso nacional ESTRUTURAS 2002, dedicado aos "Novos desafios na qualidade das obras", foram abordados os seguintes novos temas:

- Segurança durante a construção

- Segurança de estruturas provisórias

- Minimização de acidentes

- Sistemas de gestão e controlo de qualidade

 

Estiveram presentes 500 participantes e foram apresentadas 81 comunicações.

 

 

   

No Encontro Nacional sobre "Conservação e Reabilitação de Estruturas", realizado em 2000, estiveram presentes 700 participantes e foram apresentadas 100 comunicações.

Este Encontro foi organizado pelo GPEE e teve o apoio de:

– LNEC

– Ordem dos Engenheiros

– Ordem dos Arquitectos

 

 

   

Jornadas organizadas conjuntamente pelo GPEE e pelo GPPE.

Os temas abordados foram os seguintes:

– Verificação da Segurança

– Comportamento

– Novas realizações

 

Contou com a presença de 600 participantes e foram proferidas 90 comunicações.

 

 

   

Na Conferência Internacional "New Technologies in Structural Engineering", organizada em conjunto com o LNEC, participaram cerca de 600 pessoas de diversos países.

Foram apresentadas 157 comunicações.

Foi a primeira conferência organizada pelo grupo em que se compilaram as comunicações também em CD.

As visitas técnicas incluídas foram:

– Ponte Vasco da Gama;

– Expo 98;

– Upgrading da Ponte 25 de Abril.

 

   

As 2as Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas foram organizadas conjuntamente pelo LNEC, GPEE, GPPE e SPES e incluíram o 3º Encontro Nacional sobre Estruturas Pré-Esforçadas.

 

   

O Simpósio da IABSE realizado em 1989, em Lisboa, foi dedicado à "Durability of Structures" e foram proferidas 145 comunicações.

Este Simpósio, contou a participação de cerca de 750 participantes de mais de 50 países.

Júlio Ferry Borges foi nomeado "Honorary Chairman” do Simpósio e proferiu a “Opening Lecture”.

 

   

Em 1973, o GPEE organiza o 2º Simpósio da IABSE em Portugal, por iniciativa de Júlio Ferry Borges.

Foi dedicado à “Resistência das estruturas e sua deformabilidade última sob a acção de cargas definidas, repetidas ou periodicamente variáveis”.