|
As Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas (JPEE) têm sido organizadas desde 1982 pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE), o Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE) e a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES). As Jornadas, com a periodicidade de 8 anos, têm contribuído muito significativamente para o intercâmbio de experiências e informação no domínio da engenharia de estruturas. As JPEE2022 que decorreram no LNEC, entre 9 e 11 de novembro de 2022, contaram com a presença de 260 participantes e foram constituídas por sessões plenárias e sessões paralelas. As sessões plenárias incluíram seis conferências por especialistas nacionais e estrangeiros, centradas nos temas do evento e de âmbito relevante nos domínios de atividade das três associações, e duas sessões especiais dedicadas a duas pontes suspensas – a Ponte 25 de Abril e a Ponte 516 Arouca. Nas sessões paralelas foram apresentadas cerca de 160 comunicações selecionadas. Este evento incluiu ainda uma sessão plenária dedicada à cerimónia de entrega de prémios nacionais de engenharia de estruturas: o Prémio Ferry Borges, promovido pela APEE; a Medalha de Mérito e o Prémio Jovens Mestres, organizados pelo GPBE; e o Prémio Carlos Sousa Oliveira atribuído pela SPES. Consulte o programa detalhado das JPEE2022 aqui.
|
O Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020, organizado conjuntamente pela Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE) e pelo Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE), teve lugar de 3 a 5 de novembro de 2021, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Devido à pandemia COVID-19, o Congresso, inicialmente agendado para novembro de 2020, foi adiado por um ano, de forma a permitir a sua realização presencial. Este Congresso surge na continuidade dos Encontros Nacionais de Betão Estrutural, promovidos bienalmente pelo GPBE desde 1986, e dos Encontros Nacionais sobre Conservação e Reabilitação de Estruturas, organizados pela APEE em 2000 e 2010. Contou com a presença de 280 participantes, tendo incluído no seu programa sessões plenárias, com a apresentação de 4 palestras e de 3 obras de especial relevância, bem como 24 sessões paralelas, durante as quais foram apresentadas 148 comunicações. O programa do Congresso incluiu também uma visita técnica às obras de reabilitação do antigo edifício da AEG, em Lisboa. O Congresso contou com uma exposição técnica, que permitiu o contacto com novos equipamentos, projetos e realizações, fruto da adesão de diversas entidades que patrocinaram o Congresso. Este evento incluiu ainda uma sessão plenária dedicada à cerimónia de entrega de prestigiados prémios nacionais de engenharia de estruturas: o Prémio Ferry Borges, promovido pela APEE, o Prémio Jovens Mestres, organizado pelo GPBE, bem como a Medalha de Mérito do GPBE. A organização do Congresso beneficiou do apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Arquitectos. Consulte o programa final do Congresso aqui. Faça o download das atas aqui. |
|
O IABSE Symposium “Towards a Resilient Built Environment. Risk and Asset Management” realizou-se nos dias 27 a 29 de março de 2019, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Organizado pela APEE, grupo português da IABSE, em colaboração com a Universidade do Minho e do ISISE, o simpósio teve como objetivo constituir um fórum internacional para o debate sobre assuntos como a sustentabilidade do ambiente construído, a avaliação de risco e a gestão de infraestruturas. O simpósio contou com mais de 350 participantes, tendo o seu programa técnico incluído 6 palestras convidadas e 38 sessões paralelas para apresentação de 230 comunicações, selecionadas pela Comissão Científica a partir de mais de 400 resumos submetidos, que se dividiram pelos cinco tópicos previamente escolhidos: - Novel Management Tools for the Built Environment (10%); - Lifecycle Quality Control of new and existing Infrastructures (35%); - Advanced Frameworks for a Sustainable Built Environment (12%); - Risk Analysis Procedures, from Theory to Practice (20%); - Future trends in Structural Engineering (23%). O simpósio incluiu também um programa social, que compreendeu uma receção no Paço dos Duques de Bragança, um cocktail no Museu Alberto Sampaio e um banquete no MIT Penha, bem como uma visita técnica às pontes do Porto. Consulte o programa final do Symposium aqui. |
|
|
A Conferência APEE 2018, em que estiveram presentes cerca de 200 participantes, incluiu a comemoração dos 50 anos da APEE e a entrega dos prémios da 9ª Edição do Prémio Ferry Borges.O programa da sessão pode ser consultado aqui. Veja as fotografias da Confererência.
|
As JPEE2014 foram organizadas em torno de quatro temas gerais, englobando aspetos comuns às diferentes áreas de interesse nos domínios de atividade da APEE, do GPBE e da SPES: - TEMA 1 Conceção e dimensionamento de estruturas; - TEMA 2 Desempenho e sustentabilidade de materiais e estruturas; - TEMA 3 Análise e mitigação do risco sísmico; - TEMA 4 Realizações, inovação e gestão de infraestruturas.
Durante estas Jornadas, em que foram apresentadas 247 comunicações e estiveram presentes 355 participantes, realizou-se uma sessão dedicada a homenagear o Engo Júlio Ferry Borges, em que foram entregues os prémios relativos à 8ª Edição do Prémio Ferry Borges. A organização esteve a cargo do LNEC, da APEE, do GPBE e da SPES.
|
|
|
No Encontro Nacional sobre "Conservação e Reabilitação de Estruturas", realizado em 2010, foram apresentadas cerca de 100 comunicações e estiveram presentes cerca de 330 participantes. Antecedendo o início do Encontro, foi organizado o curso avançado sobre “Reabilitação Sísmica de Edifícios" que contou com a presença de 51 participantes. Durante o Encontro, e numa sessão específica para o efeito, foram entregues os prémios relativos à 7ª Edição do Prémio Ferry Borges. A organização esteve a cargo da APEE, do LNEC e da Ordem dos Engenheiros e teve a colaboração da Ordem dos Arquitectos. |
Encontro nacional especialmente dedicado à divulgação e ponto da situação dos novos Eurocódigos Estruturais. Simultaneamente ocorreu a sessão comemorativa dos 40 anos da APEE e a 6ª Edição do Prémio Ferry Borges. |
|
•As JPEE2006 foram organizadas pelo LNEC e pelo GPBE, com a colaboração da APEE, CMM e SPES. Os temas abordados foram os seguintes: – Verificação da Segurança de Estruturas – Comportamento e Reabilitação de Estruturas – Novas Realizações de Estruturas Estas Jornadas contaram com a presença de 465 participantes.
|
|
•O 5º evento da IABSE em Portugal teve como tema "Structures and Extreme Events". Comemoração dos 250 anos do sismo e tsunami de 1755. Foram considerados os seguintes eventos extremos: – Naturais (sismos, tsunamis, ciclones, cheias, etc.) – Acidentes (Fogo, explosão, choques, etc.) – Acção do homem (terrorismo) Estiveram presentes 500 participantes de diversos países e foram apresentadas 155 comunicações.
|
|
No congresso nacional ESTRUTURAS 2002, dedicado aos "Novos desafios na qualidade das obras", foram abordados os seguintes novos temas: - Segurança durante a construção - Segurança de estruturas provisórias - Minimização de acidentes - Sistemas de gestão e controlo de qualidade Estiveram presentes 500 participantes e foram apresentadas 81 comunicações.
|
|
•No Encontro Nacional sobre "Conservação e Reabilitação de Estruturas", realizado em 2000, estiveram presentes 700 participantes e foram apresentadas 100 comunicações. Este Encontro foi organizado pelo GPEE e teve o apoio de: – LNEC – Ordem dos Engenheiros – Ordem dos Arquitectos
|
|
•As 3as Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estrutras (JPEE98) foram organizadas conjuntamente pelo GPEE e pelo GPPE. Os temas abordados foram os seguintes: – Verificação da Segurança – Comportamento – Novas realizações Contou com a presença de 600 participantes e foram proferidas 90 comunicações.
|
|
•Na Conferência Internacional "New Technologies in Structural Engineering", organizada em conjunto com o LNEC, participaram cerca de 600 pessoas de diversos países. Foram apresentadas 157 comunicações. Foi a primeira conferência organizada pelo grupo em que se compilaram as comunicações também em CD. As visitas técnicas incluídas foram: – Ponte Vasco da Gama; – Expo 98; – Upgrading da Ponte 25 de Abril.
|
|
As 2as Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas foram organizadas conjuntamente pelo LNEC, GPEE, GPPE e SPES e incluíram o 3º Encontro Nacional sobre Estruturas Pré-Esforçadas.
|
|
O Simpósio da IABSE realizado em 1989, em Lisboa, foi dedicado à "Durability of Structures" e foram proferidas 145 comunicações. Este Simpósio, contou a participação de cerca de 750 participantes de mais de 50 países. Júlio Ferry Borges foi nomeado "Honorary Chairman” do Simpósio e proferiu a “Opening Lecture”.
|
|
Em 1973, o GPEE organiza o 2º Simpósio da IABSE em Portugal, por iniciativa de Júlio Ferry Borges. Foi dedicado à “Resistência das estruturas e sua deformabilidade última sob a acção de cargas definidas, repetidas ou periodicamente variáveis”.
|